Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo Minecraft.
ANO SANTO JUBILAR - 2025 | PEREGRINOS DE ESPERANÇA

Bula de Nomeação Episcopal | Mons. Miguel Penelli Ratzinger, FSJPII

IOANNES PAVLVSEPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

APERPETVAM REI MEMORIAM

Ao venerável irmão Miguel Penelli Ratzinger, até aqui, sacerdote incardinado na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, nomeado Bispo-Auxiliar da mesma diocese, e aos filhos da Comunidade dos Missionários Digitais de Minecraft, saudação e benção apostólica.

1. Aquele que chama pelo nome e consagra pelo Espírito, desde o seio da história, continua a suscitar servidores para o cuidado do seu rebanho. Não por desígnio humano, mas pela iniciativa gratuita da graça, o Senhor confia a alguns a missão de vigiar, ensinar e santificar, para que o povo a Ele pertencente permaneça firme na verdade e constante na esperança.

2. Neste desígnio divino, o ministério episcopal manifesta-se como participação singular na solicitude de Cristo Pastor, que, tendo amado os seus até o fim, entregou-lhes o cuidado uns dos outros. Assim, quando o Apóstolo exorta a “apacentar a Igreja de Deus, adquirida pelo sangue do seu próprio Filho” (cf. At 20,28), revela-se que tal ministério nasce do sacrifício de Cristo e se exerce na forma do serviço fiel e vigilante.

3. Consideradas atentamente as necessidades pastorais do tempo presente e movidos pelo desejo de prover ao bem espiritual dos fiéis, após consulta oportuna e confiados à assistência do Espírito Santo, julgamos conveniente elevar ao episcopado aquele que se mostrou digno por sua fé íntegra, reta doutrina e zelo eclesial.

4. Por isso, com a autoridade apostólica de que estamos revestidos, nomeamos Mons. Miguel Penelli Ratzinger, FSJPII, Bispo, conferindo-lhe a plenitude do sacramento da Ordem, e designamo-lo para exercer o ministério episcopal como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e Primaz do Brasil, com todos os direitos, deveres e encargos próprios deste ofício, conforme o direito.

5. Exortamo-lo a desempenhar este ministério em íntima comunhão com o colégio dos bispos, em fiel obediência à Sé Apostólica e em espírito de humildade evangélica, tendo sempre diante dos olhos Aquele que veio para servir e não para ser servido, e que confiou aos seus ministros o cuidado das almas.

6. Deverá receber a sagração episcopal dentro dos territórios da Cidade do Vaticano, por minhas mãos, conferindo-lhe o múnus ministerial. Estabelecemos que esta nossa Bula tenha força plena e estável, não obstante quaisquer disposições em contrário, e ordenamos que seja devidamente promulgada e observada por todos a quem disser respeito.

Dado em Roma, junto a São Pedro, aos vinte e três dias do mês de dezembro, do ano jubilar do Senhor de 2025, primeiro de nosso pontificado. 

 Ioannes Paulus Pp. II 
Pontifex Maximus

Et ego,
† Pedro Schneider Card. Parolin, FSJPII 
Decanus Sacri Collegii Cardinalium 

SUMOS PONTÍFICES