IOANNES PAVLVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
Ao estimado irmão, Kauan Augusto Viccenzo, eleito Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e a todos os que lerem estas letras, saudação e benção apostólica.
O Senhor Jesus Cristo, Pastor eterno e guia supremo de seu povo, confiou à Igreja o múnus de apascentar as ovelhas com amor, sabedoria e firmeza, para que jamais falte aos fiéis um pastor segundo o seu Coração (cf. Jr 3,15). Desde os primórdios, o Espírito Santo continua a suscitar, entre os discípulos, homens dotados de fé viva e ardor apostólico, chamados a servir como sucessores dos Apóstolos e mestres da comunhão.
Considerando, pois, a importância singular da Sé de São Sebastião do Rio de Janeiro, notável pela sua história e por sua viva tradição de fé, e atendendo à necessidade pastoral de prover-lhe um pastor diligente e prudente, após amadurecida reflexão e consulta aos que convinha ouvir, por nossa autoridade apostólica, nomeamos-te Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, confiando-te o encargo de reger, instruir e santificar o povo de Deus a ti confiado, conforme as normas do sagrado Direito Canônico e as tradições da Igreja.
Exortamos-te, amado Irmão, a exercer com espírito de serviço e caridade o ministério episcopal, sendo para todos sinal de unidade e instrumento de paz, anunciando o Evangelho de Cristo com coragem e ternura pastoral.
Confiamos o seu ministério à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, e dos santos Apóstolos Pedro e Paulo, para que, fortalecido pela graça divina e assistido pela caridade fraterna, exerça fielmente o ofício que lhe é confiado, em benefício do Povo de Deus e para glória do nome de Cristo.
Dado em Roma, junto do Apóstolo Pedro, aos dezessete dias do mês de outubro, no ano jubilar do Senhor de 2025, primeiro de Nosso Pontificado.
✠ Ioannes Paulus Pp. II
Pontifex Maximvs


