IOANNES PAVLVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPÉTVAM REI MEMORIAM
Ao estimado irmão, Nicolas Giuseppe Gonçalves, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e a todos os que lerem estas letras, saudação e benção apostólica.
O Senhor Jesus Cristo, Pastor eterno e Guia do seu rebanho, confiou aos Apóstolos e aos seus sucessores o cuidado de anunciar o Evangelho e de apascentar o Povo de Deus, para que a Igreja, Corpo de Cristo, cresça em unidade e santidade. A missão episcopal, transmitida desde os primórdios pela imposição das mãos, permanece viva naqueles que, fortalecidos pela graça divina, se dedicam inteiramente ao serviço do Evangelho e da salvação das almas.
Considerando as necessidades espirituais e pastorais da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e reconhecendo tuas virtudes, prudência e zelo apostólico, por nossa autoridade apostólica, nomeamos e constituímos Dom Nicolas Giuseppe Gonçalves Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, com todos os direitos, faculdades e deveres próprios desse ofício, segundo as normas do Direito Canônico.
Exortamos-te, querido irmão, a exercer teu ministério com generosidade e sabedoria, em comunhão fraterna com o Arcebispo Metropolitano e com teus irmãos no episcopado, buscando sempre a glória de Deus e o bem das almas. Que o exemplo de Cristo, Bom Pastor, inspire tua vida e teu serviço, para que sejas sinal de esperança e caridade no meio do povo cristão.
Confiamos teu ministério à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, e dos santos Apóstolos Pedro e Paulo, para que, sustentado por sua proteção, cumpras fielmente a missão que o Senhor te confia.
Dado em Roma, junto do Apóstolo Pedro, aos dezessete dias do mês de outubro, no ano jubilar do Senhor de 2025, primeiro de Nosso Pontificado.
✠ Ioannes Paulus Pp. II
PontifexMaximvs


