Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo Minecraft.
ANO SANTO JUBILAR - 2025 | PEREGRINOS DE ESPERANÇA

Decreto de Reconhecimento | Secretaria de Estado do Vaticano

 
Prot. 004/25

DOM PAULO HENRIQUE CARDEAL PACELLI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA 
SECRETÁRIO DE ESTADO DO VATICANO

Cidade-Estado do Vaticano, 08 de Janeiro de 2025.

"Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!'"
(Mt 25,34)

Aos estimados monarcas e chefes de Estado, bem como a todos aqueles que deste tomarem ciência, minhas fraternas saudações e as bênçãos de Nosso Senhor Jesus Cristo.


No Evangelho de São Mateus (25,31-46), Nosso Senhor descreve o Juízo Final, comparando-o ao Rei que julga as nações. Ele nos ensina que a verdadeira realeza é o serviço amoroso e misericordioso ao próximo, em especial aos mais necessitados. Um rei, para ser digno de sua coroa, deve agir como Cristo, o Rei do Universo, que governa com amor, justiça e humildade, cuidando de seu povo como um pastor cuida de suas ovelhas. Esta é a forma de uma monarquia autêntica e fiel à vontade divina.

Inspirados na vida e nos ensinamentos de Jesus, reconhecemos que um rei deve ser zeloso, misericordioso, justo e humilde. Cristo, ao lavar os pés dos discípulos e ao entregar sua vida pela humanidade, nos mostrou que a liderança verdadeira é marcada pelo serviço. Portanto, cada monarca deve ser um exemplo de virtude para o seu povo, governando não por ambição ou vaidade, mas pelo bem comum e pela glória de Deus.

Sua Santidade, o Papa Antônio, dignou-se a aceitar o pedido de reconhecimento das monarquias e de seus respectivos monarcas, que se comprometeram a honrar a fé católica e a promover o bem de seus povos. Assim, eu, Dom Paulo Henrique Cardeal Pacelli, Secretário de Estado do Vaticano, em nome de Sua Santidade, o Papa Antônio, e pela autoridade que me foi confiada pela Santa Sé Apostólica, DECRETO o reconhecimento das seguintes monarquias e seus respectivos monarcas:

  • I. Império Russo, sob a coroa legítima de Sua Majestade Imperial, o Czar Paulo II de Todas as Rússias.
  • II. Reino da França, sob a coroa legítima de Sua Majestade Real, o Rei Luís XIV da França e Navarra.
  • III. Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, sob a coroa legítima de Sua Majestade Real e Imperial, o Rei Carlos III do Reino Unido.

  • Que cada monarca reconhecido neste decreto se comprometa a lutar e a pregar a fé católica em suas nações e nos territórios a elas pertencentes, fiel ao mandato do Senhor, que nos ordena no Evangelho de São Marcos: "Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a todas as criaturas” (Mc 16,15). Que o zelo apostólico guie suas ações e decisões, promovendo a unidade dos povos na luz do Evangelho e no amor de Cristo.

    Rogo as bênçãos e a proteção de Deus, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, para que desçam copiosas graças sobre cada monarca e sobre os povos que compõem suas nações. Que o Espírito Santo ilumine e guie estas nações rumo à santidade, tornando-as testemunhas vivas da glória de Deus no mundo.


     Cardinalis Pacelli
    Dom Paulo Henrique Cardeal Pacelli
    Secretário de Estado do Vaticano

    SUMOS PONTÍFICES