BULA DE NOMEAÇÃO
SECRETARIA GERAL DO
SÍNODO DOS BISPOS - 2025
"LANÇAI AS REDES"
ANTONIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERORVM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
Aos veneráveis irmãos aqui nomeados, aos sacerdotes, bispos e justos leigos, saudações e benção apostólica.
As palavras contidas no Evangelho de Lucas (Lc 5,4) nos convidam a refletir sobre a confiança e a obediência de Simão Pedro ao Mestre. Após uma noite sem sucesso na pesca, Pedro, atendendo ao chamado de Jesus, lança novamente as redes e testemunha uma abundância inesperada. Este episódio nos ensina que, mesmo diante das adversidades, a fé e a obediência à palavra de Cristo nos conduzem a frutos abundantes em nossa missão evangelizadora.
O Papa São Paulo VI destacou a importância de estabelecer laços mais estreitos com os bispos, fortalecendo a união com aqueles "a quem o Espírito Santo constituiu para reger a Igreja de Deus" (Cf. Apostólica Sollicitudo, Papa Paulo VI).
Este chamado à comunhão e à colaboração ressoa profundamente em nossa missão pastoral, lembrando-nos da responsabilidade compartilhada na condução do povo de Deus.
No espírito deste chamado a "lançar as redes", e confirmando a importância de fortalecer a estrutura sinodal da Igreja, anunciamos as seguintes nomeações para o Sínodo dos Bispos:
I. O Emmo. Rvmo. Dom Renan Arthur Cardeal Viccenzo nomeado Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, trazendo sua vasta experiência pastoral e dedicação ao serviço da Igreja.
II. O Rvmo. Diácono Erison Santos , membro da Fraternidade São João Paulo II (FSJPII), nomeado Subsecretário para o Brasil, com a missão de promover a sinodalidade e a comunhão eclesial para os membros de língua portuguesa.
III. El Rvmo. Frei Ángel Cástro , da Ordem dos Frailes Menores (OFM), subsecretário designado para o México, encarregado de promover a participação ativa do povo de Deus e da Comunidade de Habla Hispana, on-line com o Papa Benedicto.
Confiamos que estes nossos irmãos diletos, seguindo o exemplo de São Pedro, lançam as redes da fé e da esperança nas águas profundas do mundo contemporâneo, guiando a Igreja na sua missão de ser sinal de unidade e instrumento de paz.
Invocamos a proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, e do Bem-Aventurado Apóstolo Pedro, para que intercedam junto a Deus por estes nossos irmãos e por toda a comunidade eclesial, fortalecendo-nos na fé e na missão evangelizadora.
.png)
.png)

