IOANNES PAVLVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
Ao excelentíssimo Miguel Penelli Ratzinger caríssimos bispos, presbíteros, diáconos, consagrados e a todo o Povo de Deus: graça, misericórdia e paz em Jesus Cristo.
O episcopado, plenitude do sacramento da Ordem, constitui o bispo como mestre da fé, sacerdote do culto sagrado e pastor do rebanho que lhe é confiado, sempre em comunhão hierárquica com o Sucessor de Pedro.
Considerando as necessidades pastorais da Arquidiocese de Aparecida, centro de piedade mariana e coração espiritual do povo brasileiro, julgamos oportuno fortalecer o serviço episcopal daquele rebanho com um cooperador no ministério apostólico, que, unido ao Arcebispo Metropolitano, auxilie na solicitude pastoral, na santificação do clero e na condução fiel dos fiéis.
Por isso, após madura reflexão, ouvido o parecer dos que devem ser consultados e confiando na graça do Espírito Santo, te nomeamos como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, com todos os direitos e deveres que lhe são próprios segundo o direito canônico.
Exortamo-lo a exercer seu ministério com espírito de comunhão, fidelidade à doutrina da Igreja, amor à Sagrada Liturgia e especial devoção à Santíssima Virgem Maria, venerada sob o título de Nossa Senhora Aparecida, para que, como verdadeiro sucessor dos Apóstolos, edifique o Corpo de Cristo na fé, na esperança e na caridade.
Determinamos que esta nossa decisão tenha pleno e estável vigor, não obstante qualquer disposição em contrário.
Dado em Roma, junto de São Pedro aos vinte dias do mês de janeiro, memória de São Sebastião, mártir, do ano do Senhor de 2026, segundo de nosso pontificado.

