Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo Minecraft.
ANO SANTO JUBILAR - 2025 | PEREGRINOS DE ESPERANÇA

Mensagem Pontifícia | Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

MENSAGEM PONTIFÍCIA
TOTUS TUUS APARECIDA
DE SUA SANTIDADE O
PAPA JOÃO PAULO II 
POR OCASIÃO DA
 SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL.


IOANNES PAVLVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

AD PERPETVAM REI MEMORIAM

A todos os membros de nossa Comunidade, bispos, sacerdotes, diáconos e leigos, e a todos que lerem estas letras, saudação e benção apostólica.

Neste dia de graça e esperança, em que a Igreja no Brasil celebra com profunda devoção a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, uno-me espiritualmente a todos os fiéis que elevam seus corações à Mãe do Redentor, venerada como Rainha e Padroeira desta Nação tão amada.

A imagem da Virgem Aparecida, retirada das águas pelos humildes pescadores, recorda-nos a ternura de Deus que se manifesta na simplicidade e na fé do povo. O pequeno barro negro, quebrado e restaurado, é sinal de uma história redimida: a presença materna de Maria que não abandona seus filhos, mesmo nos tempos de dor e provação.

Convido cada brasileiro e brasileira a olhar para Maria como modelo de fé viva e discípula missionária. Ela acreditou na promessa e, com seu “sim”, tornou-se morada do Verbo. Que o seu exemplo inspire a todos a viverem a caridade, a justiça e a fraternidade, construindo um Brasil mais unido, solidário e fiel ao Evangelho.

O amor à Virgem Aparecida deve conduzir-nos sempre a Cristo. Como em Caná, Maria continua a dizer a seus filhos: Fazei tudo o que Ele vos disser(Jo 2,5). Sigamos essa palavra com docilidade e coragem, permitindo que Jesus transforme a água das nossas limitações no vinho novo da esperança e da comunhão.

Aos sacerdotes e bispos do Brasil, exorto a permanecerem fiéis ao Evangelho, unidos entre si e próximos do povo, servindo com humildade e coração pastoral. A missão da Igreja é levar Cristo a todos, especialmente aos pobres, aos esquecidos e aos que mais sofrem.

Queridos irmãos e irmãs, confio o Brasil inteiro ao manto protetor de Nossa Senhora Aparecida. Que Ela guarde as famílias, fortaleça os jovens, console os enfermos e inspire os governantes a trabalharem pelo bem comum. Que o povo brasileiro, sustentado pela fé, jamais perca a esperança nem a alegria do Evangelho.

Com grande afeto e paterna benevolência, concedo a todos a minha Bênção Apostólica, pedindo que a Mãe Aparecida vos acompanhe sempre com o seu amor materno.

Dado em Roma, junto a São Pedro, no décimo segundo dia do mês de outubro, na solene celebração da Festa de Nossa Senhora Aparecida, do ano jubilar do Senhor de 2025, primeiro de meu pontificado.


Ioannes Paulus Pp. II
Pontifex Maximus

SUMOS PONTÍFICES