ANTONIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
Ao estimado irmão Paulo Henrique Pacelli até aqui, Bispo Prelado de Brasília, nomeado Vigário Geral do Vaticano, e a todos os que lerem estas letras, saudação e benção apostólica.
Nosso Senhor Jesus Cristo, ao confiar a Pedro a missão de apascentar suas ovelhas, instituiu o fundamento visível da unidade da Igreja, garantindo-lhe a assistência do Espírito Santo para que, como Pastor dos pastores, guiasse todo o rebanho na fidelidade à vontade divina. Desde então, o Sucessor de Pedro tem contado com a colaboração de bispos e presbíteros que, em sua proximidade, exercem o ministério pastoral para o bem do Povo de Deus.
A Igreja, ao longo dos séculos, organizou-se de modo a melhor servir a missão confiada por Cristo, e o governo pastoral da Cidade do Vaticano sempre exigiu um Vigário Geral que, em nome do Romano Pontífice, administre com prudência e caridade essa comunidade peculiar, que, sendo a sede do Sucessor de Pedro, deve resplandecer como exemplo de comunhão e santidade.
Por isso, considerando o zelo pastoral, a sólida doutrina e a piedade de vós, caríssimo irmão, julgo conveniente nomear-te, Vigário Geral para a Cidade do Vaticano, confiando-lhe a administração espiritual desse território singular, para que nele brilhe sempre mais a luz do Evangelho.
Que o novo Vigário cumpra sua missão com espírito de serviço, guiando sacerdotes, religiosos e fiéis com firmeza e caridade. Invocamos sobre ele a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, e dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, para que seu ministério seja frutuoso e agradável a Deus.


