Prot. 001/25
DOM PEDRO GUILHERME KOHEN
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA OS LEIGOS
Cidade-Estado do Vaticano, 23 de Janeiro de 2025
Aos que estas letras alcançarem, a graça e a paz de nosso Senhor estejam convosco.
“A imensa maioria do povo de Deus é constituída por leigos. A seu serviço está uma minoria: os ministros ordenados. Cresceu a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja. Embora não suficiente, pode-se contar com um numeroso laicato, dotado de um arreigado sentido de comunidade e uma grande fidelidade ao compromisso da caridade, da catequese, da celebração da fé.” Com essas palavras do Papa Francisco na Evangelii Gaudium, recordamos a importância essencial dos fiéis leigos em nossa comunidade. Embora reconheçamos que ainda são pouco aproveitados, vemos neles um campo promissor, cujo engajamento é vital para o crescimento espiritual e pastoral de nossa missão.
Considerando a necessidade de garantir o pleno acompanhamento e integração das vocações leigas, assegurando que recebam toda a assistência e atenção devida, no uso de minha autoridade, que me concede a Sé Apostólica, nomeio:
– O Reverendíssimo Pe. Antony Portella, incardinado na Prelazia de Brasília, para o cargo de Secretário deste Dicastério.
– O Reverendíssimo Pe. Davi Campos, Incardinado na Arquidiocese do Rio de Janeiro, para o cargo Coordenador Vocacional e Assistente Pastoral deste Dicastério.
– O Reverendíssimo Pe. Kauan Augusto Viccenzo, incardinado na Diocese de Salvador, para o cargo de Diretor de Formação deste Dicastério.
Entregamos a Deus os trabalhos deste Dicastério, rogando a Ele para que os trabalhos por nós desempenhados sejam frutíferos.
Dom Pedro Guilherme Kohen
Prefeito do Dicastério para os Leigos