IOANNES PAVLVS, EPISCOPVSAD PERPETVAM REI MEMORIAM
À luz da Sagrada Escritura, recordamos que “a cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum” (cf. 1Cor 12,7). A Igreja, Esposa de Cristo e sacramento universal de salvação, manifesta a sua vitalidade quando os diversos ministérios e ofícios são exercidos em harmonia, na unidade da fé e na comunhão hierárquica.
Considerando, portanto, as atuais exigências pastorais e administrativas da Sé Apostólica, e desejando promover uma ordenada colaboração entre os organismos da Cúria Romana, para o serviço eficaz da missão evangelizadora confiada por Cristo à Sua Igreja, e tendo sempre diante dos olhos a salvação das almas como lei suprema (cf. cân. 1752 CIC), determinamos e estabelecemos o que segue:
Exortamos os nomeados a desempenharem com diligência e espírito de serviço os ofícios que lhes são confiados, guardando fielmente o depósito da fé, promovendo a disciplina eclesiástica e agindo sempre segundo a justiça temperada pela misericórdia, em obediência ao Romano Pontífice e em comunhão com todo o colégio episcopal.
Confiamos estes encargos à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, e dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, suplicando ao Senhor que derrame copiosamente os dons do Espírito Santo, para que, fortalecidos pela graça divina, possais exercer vossos ministérios com sabedoria, fortaleza e caridade pastoral.

