IOANNES PAVLVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
Ao excelentíssimo Derek Almeida Werlang, caríssimos bispos, presbíteros, diáconos, consagrados e a todo o Povo de Deus: graça, misericórdia e paz em Jesus Cristo
1. Na harmonia dos dons suscitados pelo Espírito Santo, a Igreja reconhece que o ministério episcopal é participação singular na solicitude pastoral de Cristo, que chama alguns a cooperarem mais estreitamente no cuidado do seu povo, para que ninguém se sinta distante da graça e da misericórdia de Deus
2. Considerando a amplitude da missão evangelizadora confiada à Arquidiocese de Aparecida, discernimos a necessidade de fortalecer o ministério episcopal com um pastor que, em comunhão com o Arcebispo Metropolitano, auxilie no governo, na santificação e no anúncio do Evangelho.
3. Por isso, usando da autoridade apostólica que nos foi confiada, após reflexão prudente e confiantes na graça de Deus, te nomeamos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, confiando-lhe a cooperação no cuidado pastoral do povo de Deus, para que, em unidade com o Arcebispo, exerça fielmente o múnus de ensinar, santificar e governar.
4. Exortamos-te a desempenhar este ministério com espírito de comunhão, obediência e caridade pastoral, sendo próximo dos presbíteros, diáconos, consagrados e leigos, e testemunhando, pela vida e pela palavra, a alegria do Evangelho. Que sua presença seja sinal de apoio, escuta e zelo apostólico no coração da Igreja que peregrina em Aparecida.
5. Confiamos este ministério à intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Mãe e Padroeira do Brasil, para que ela acompanhe, proteja e fortaleça o novo Bispo Auxiliar, a fim de que, sob seu manto materno, sirva com fidelidade e generosidade, conduzindo os fiéis sempre a Cristo, Senhor da Igreja.

