LIVRETO
FECHAMENTO DAS PORTAS SANTAS
1. O Bispo responsável pelo fechamento da porta santa, marcará a celebração no dia mais conveniente.
2. O fechamento da porta santa se realizará no início de uma celebração, seja ela Eucarística, seja da Palavra de Deus ou de uma hora canônica.
3. O Bispo, trajado como para a celebração que presidirá - no caso da Eucaristia, pode vir trajando pluvial ao invés da casula, a qual se revestirá chegando no altar - adentra no lugar onde está a porta santa, enquanto se canta um canto conveniente.
4. Depondo a mitra, o Bispo saúda o povo:
Pres.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass.: Amém.
5. E, abrindo os braços:
Pres.: A paz esteja convosco.
Ass.: O amor de Cristo nos uniu.
6. O Bispo, então, exorta o povo dizendo:
Pres.: Queridos irmãos e irmãs, oremos a Deus Pai todo-poderoso, que nos permitiu celebrar ao longo deste ano jubilar as suas maravilhas nos quinze anos de nossa Igreja. Peçamos a Deus que ele se digne continuar nos concedendo suas graças e bênçãos a nós e a toda a Igreja.
7. Todos rezam um instante em silêncio. Então, o Bispo, de braços abertos, prossegue:
Pres.: Deus eterno e todo-poderoso, nós queremos vos louvar pois nos chamastes a celebrar este ano Jubilar. Nosso coração se rejubilou pois nos concedestes a 2025 anos nos estabelecermos firmes enquanto Igreja Peregrina. Abristes, para nós, as portas santas, representando o próprio Cristo, que é a porta do aprisco das ovelhas, estrada e caminho pelo qual nos chega a salvação. Fizestes de nós, Senhor, um reino sacerdotal para cantarmos as maravilhas da redenção da humanidade e cumprirmos com a missão a nós confiada. Por isso, nós vos pedimos, que ao encerrarmos este ano jubilar, não se feche o caminho que Cristo nos abriu e nunca domine sobre nós a inimizade, a desunião, o desamor, mas cada vez mais nos tornemos acolhedores, construtores de pontes, atentos ao próximo, amorosos, fiéis, piedosos e construtores de vosso Reino, para o qual caminhamos e onde viveremos para sempre, com Cristo que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Ass.: Amém.
8. O Bispo recebe a mitra, se aproxima da porta santa, se ajoelha, reza, beija-a, levanta-se e a fecha.
9. Enquanto isso, pode-se cantar um canto apropriado de louvor.
10. Todos se dirigem ao local onde se celebrará a Liturgia e a realizam como de costume.
11. Cuide-se para que não volte a se abrir a porta santa até o próximo jubileu.
