DOM RONALDY SCHNEIDER CARDEAL WOJTYŁA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
PRÓ-PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA A NOVA EVANGELIZAÇÃO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
PRÓ-PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA A NOVA EVANGELIZAÇÃO
Cidade-Estado do Vaticano,
11 de Maio de 2025.
Aos veneráveis irmãos clérigos, e a todo povo de Deus, a quais destas letras tomarem ciência, saúde e paz.
“E lhes disse: A messe é grande, mas poucos os operários. Rogai, pois, ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe.” (Lc 10,2)
Em resposta à urgente necessidade de reavivar o ministério sacerdotal e ampliar os horizontes da evangelização, este documento, emanado pelo Dicastério para a Evangelização, oferece diretrizes formais para bispos, presbíteros e leigos. Propomos aqui um conjunto articulado de práticas, que vão além da mera “celebração mecânica” da Missa, para diversificar e dinamizar a ação pastoral, assegurando formação contínua, participação sinodal e múltiplas oportunidades de encontro com Cristo e com o próximo.
Fundamentação Teológica e Apostólica
A missão evangelizadora é “primeira tarefa” da Igreja, conforme recorda a Constituição Apostólica Praedicate Evangelium: “O Dicastério para a Evangelização deve ser o primeiro entre os dicastérios, por razão de sua missão fundamental” . O sacerdócio ministerial, “configura o sacerdote ao próprio Cristo, único Mediador entre Deus e os homens” (CIC § 1548) , não se esgota na celebração eucarística, mas abrange todo o serviço de santificação e de anúncio do Evangelho.
Art. 1°–Diretrizes para os Bispos
• Visitas Pastorais Sistemáticas
Organizar, sempre que possível visitas a cada paróquia e comunidade, incluindo relatório de diagnóstico pastoral e propostas de ação .
• Convocação de Sínodos Diocesanos
Realizar sínodos locais, com etapas de consulta popular, análise de indicadores pastorais (frequência à Missa, sacramentos celebrados) e definição de metas evangelizadoras .
• Supervisão da Formação Contínua
Garantir encontros mensais para clero e coordenadores leigos, abordando: liturgia das horas, evangelização digital, doutrina social, adoração ao Santíssimo Sacramento e metodologias catequéticas .
• Retiro Anual do Clero
Promover, sempre que haja uma necessidade, retiro de cinco dias para renovação espiritual e planeamento pastoral, conforme prática das conferências episcopais .
• Crisma e Dedicação: implementar preparações catequéticas criativas e celebrações comunitárias conjuntas.
• Visitas Pastorais Locais: visitas regulares a doentes, lares de idosos, orfanatos, escolas e outros institutos.
• Convocação e Participação em Congressos:
Participar e fomentar congressos diocesanos de agentes pastorais, propondo temáticas atuais de evangelização e metodologias inovadoras.
• Acompanhamento de Movimentos Pastorais:
Integrar permanentemente grupos como Apostolado da Oração, Renovação Carismática e Pastoral da Juventude ao calendário paroquial, apontando um presbítero-coordenador responsável .
Catequese: Oferecer formação contínua para todas as idades.
Meditações Comunitárias do Evangelho: Fomentar grupos de reflexão e partilha da Palavra.
• Nomeação de Bispos auxiliares para Vicariatos:
Designar bispos auxiliares ou vicários com mandato expresso para coordenar vicariatos e supervisão de ministérios locais .
Art. 2°– Diretrizes para os Presbíteros
• Administração dos Sacramentos
• Liturgia das Horas: Incentivar a oração comunitária diária.
• Catequese: Oferecer formação contínua para todas as idades.
• Meditações Comunitárias do Evangelho: Fomentar grupos de reflexão e partilha da Palavra.
• Visitas Pastorais Locais: visitas regulares a doentes, lares de idosos, orfanatos, escolas e outros institutos.
• Reza do Terço: Estimular a devoção mariana como caminho de fé.
• Representação do Clero
Eleger representante clerical para comissões de eventos, posse de párocos, celebrações diocesanas e supervisão de projetos sociais.
Art. 3°–Diretrizes para os Leigos
• Ministérios Litúrgicos
Formação e escalas regulares para leitores, ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, coroinhas, bem como “Terço dos Homens” e “Rosário das Famílias” .
• Organização de Eventos e Movimentos
Organização de retiros, encontros de jovens e semanas missionárias, com ampla divulgação em redes sociais e convidando presbíteros para animação e sacramentos.
• Inclusão nos Conselhos Diocesanos
Assegurar a presença de, no mínimo, 10% de leigos em conselhos paroquiais, vicariais e diocesanos, bem como em comissões de ordenação e formação.
• Grupos de Oração e Devoção
Promoção do Terço dos Homens, Rosário das Famílias e Adoração ao Santíssimo, com subsídios aprovados pelo bispo.
Este Diretório, aprovado pelo Dicastério para a Evangelização, deve ser implementado nas dioceses imediatamente. Convidamos bispos, presbíteros e leigos a trilhar juntos este caminho sinodal, diversificando e vitalizando a presença da Igreja em todos os ambientes, conforme o mandato do Senhor: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19).
Por fim, rogamos e pedimos a Santíssima Virgem Maria, sua intercessão para trabalharmos de forma prática e eficaz, afim de manter a organização para as coisas de nosso trabalho, enquanto servidores do Reino de Deus.
✠ Ronaldy Schneider Cardeal Wojtyła
Pro-Praefectus Dicasterii pro Nova Evangelizatione
