Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo Minecraft.
ANO SANTO JUBILAR - 2025 | PEREGRINOS DE ESPERANÇA

Constituição Apostólica "Salus Mundi" | Pela qual se erige a Diocese de Salvador

 CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA
"SALUS MUNDI"
DE SUA SANTIDADE O 
PAPA ANTÔNIO 
PELA QUAL DE ERIGE  
A DIOCESE DE SÃO SALVADOR DA BAHIA

  
ANTONIVS, EPISCOPVS
SERVVM SERVORVM DEI

AD PERPETVAM REI MEMORIAM


1. "Salus Mundi", "Salvação do Mundo", é um título que brota do coração da fé cristã, recordando-nos que, na cruz de Cristo, todas as coisas encontram reconciliação. Essa reconciliação, no entanto, não é um evento distante, mas uma realidade que se manifesta concretamente na vida da Igreja, que é chamada a ser instrumento de unidade, justiça e paz.

2. Meditando sobre o versículo que inspira esta Constituição, compreendemos que a salvação é uma obra que transcende a ação humana, sendo inteiramente dom de Deus.

"Porque o Senhor é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação" (Êxodo 15,2) - expressa a confiança plena na ação divina. Assim como o povo de Israel cantou após atravessar o Mar Vermelho, nós, hoje, entoamos um cântico de gratidão e louvor pelo modo como o Senhor continua conduzindo o seu povo.

3. Neste espírito, e respondendo às necessidades pastorais do Povo de Deus, dirigimos nosso olhar àquela terra abençoada onde o Evangelho foi plantado pela primeira vez em solo brasileiro: a cidade de São Salvador da Bahia. Terra abençoada, pelo Cristo Salvador, e nos traz tantas memórias únicas, que nos levaram a olhar de forma benigna para este povo. 

4. Por isso, com profundo reconhecimento pelo testemunho de fé que ali floresceu, e com o desejo de fortalecer ainda mais a presença de Cristo entre seus habitantes, decidimos assim, erigir a Diocese de São Salvador da Bahia como um sinal concreto da ação salvífica de Deus na história.

5. Do mesmo modo, provisoriamente para pastorear este povo que carece de um bispo, destinamos e nomeamos o excelentíssimo Dom Lucas Roncalli, para o ofício de Administrador Apostólico da Diocese de São Salvador. 

5. Que ela seja um instrumento de reconciliação e um testemunho vivo da presença de Deus entre os homens, para que, em todas as coisas, ressoe o cântico de vitória: "O Senhor se tornou a minha salvação."

6. Assim como Maria, que pronunciou seu "sim" ao plano de Deus, cada fiel é chamado a colaborar com o Senhor na obra da salvação. Que sua intercessão acompanhe este novo início, guiando a Diocese de São Salvador da Bahia para que seja um farol de luz, esperança e amor no mundo.

Dado e Passado em Roma, junto a São Pedro, aos dezenove dias do mês de dezembro, do ano da graça do Senhor de 2024, primeiro de meu pontificado.


 Antonius, Pp.
Pontifex Maximvs