Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo Minecraft.
ANO SANTO JUBILAR - 2025 | PEREGRINOS DE ESPERANÇA

Bula de Nomeação Cardinalícia | Sacro Colégio Cardinalício

 GABRIELUS, EPISCOPUS

SERVUS SERVORUM DEI

AD PERPETUAM REI MEMORIAM

Aos veneráveis irmãos Luiz Fernando Rifan, Arcebispo Metropolitano de Paris, na França e Pedro Schneider Parolin, Bispo Diocesano de Aparecida - SP, no Brasil, eleitos Cardeais da Santa Igreja Romana, saudações e benção apostólica.


Encarregado pelo Espírito Santo de Deus, que desce aos Eminentíssimos Cardeais, no momento que estes devem exercer seu principal ofício enquanto purpurados ativos da Igreja, que é o de eleger um sucessor para o apóstolo Pedro, quando nos assentamos no trono primacial romano com o intuito apostólico de bem zelar pelas ovelhas do Senhor, na prática da exímio manutenção da ordem na Santa Madre Igreja, ao bem selecionar os que compõem o Colégio Apostólico. Nesta sagrada missão que nos foi confiada, cabe-nos olhar com compaixão às necessidades da Grei, da melhor maneira possível. Percebemos a necessidade de conceder a honra cardinalícia a dois prelados, dotado de conduta ilibada e bom zelo pastoral com as ovelhas do Senhor.

Observadas estas insígnias essenciais da moralidade cristã e episcopal contidas em vós, diletíssimos irmãos, vimos a honra transbordante para o recebimento da dignidade do barrete vermelho. Todas estas letras apostólicas podem ser justificadas pela observância de vossos trabalhos desenvolvidos em vossas circunscrições eclesiásticas.

Portanto, usando de nossa autoridade apostólica, NOMEAMOS e CRIAMOS Cardeais da Santa Igreja Romana, o senhores a saber:

Dom Luiz Fernando Cardeal Rifan.

Cardeal-protopresbítero de Santo Antônio dos Portugueses.

Dom Pedro Schneider Cardeal Parolin.

Cardeal-protodiácono de São Marcos Evangelista no Fórum Trajano.

Exortamos que os mesmos, deverão receber as insígnias portadoras deste título, em cerimônia solene, na cidade dos Apóstolos, por nossas mãos. Em suma, deixo meus votos expressos nesta bula, de bom exercício do ministério. Encaminhando ao fim, nesta nova missão rogo a vocês que sejam mansos e humildes em suas pastorialidades, não perdendo a essência missionária e de total entrega de São Paulo: "Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" — (Gálatas 2, 20).

Não havendo o que acrescentar, rogo ao Deus de toda a piedade e coração manso, que derrame vossas graças sobre nós e a vós, a fim de que possas manter suas honras e dignidades, sempre vosso coração rico em bondade, como Jesus nosso Senhor.

Dado em Roma, junto a São Pedro, no vigésimo dia de agosto, do ano da graça do Senhor de 2023, Solenidade da Assunção da Bem Aventurada e Sempre Virgem Maria, primeiro do nosso pontificado.


 GABRIELUS, PP.
Pontifex et Papam